Lace: o que é, como usar e qual a diferença entre lace e peruca

Ter um cabelo diferente para cada ocasião é um sonho e um desafio para a maioria das mulheres. E fazer isso sem passar por transformações radicais através de cortes ou uso de química quem podem danificar os fios torna esse desejo quase impossível.

A História da Lace: muito além da estética

Beyoncé, Nicki Minaj, Cardi B, Rihanna... Ícones da música e da moda que já provaram como as laces são aliadas poderosas na hora de transformar o visual com praticidade e impacto. Seja em clipes, tapetes vermelhos ou premiações, elas usam e abusam das laces para criar personas e estilos marcantes sem comprometer os fios naturais. Mas, o que antes era visto como um truque exclusivo dos bastidores, conquistou as ruas e hoje representa muito mais do que estética: virou sinônimo de liberdade, autoexpressão e versatilidade.

Mas afinal, o que é lace?

Apesar de ser tendência nos dias de hoje, a lace tem raízes bem mais antigas. Os primeiros registros do uso de perucas datam do Antigo Egito, onde elas eram confeccionadas com cabelo humano, fibras naturais e até lã. Além de proteger contra o sol escaldante e insetos, esses acessórios também simbolizavam poder e status social, já que eram peças consideradas luxuosas.

Avançando no tempo, nos anos 1950, a americana Christina Jenkins revolucionou o conceito de perucas ao criar a técnica “HairWeev”, uma forma inovadora de entrelaçar fios a uma rede que era costurada às tranças do couro cabeludo. Essa invenção ganhou o mundo e foi sendo aprimorada com o passar das décadas, dando origem ao que conhecemos hoje como lace wig: uma solução prática, sofisticada e cada vez mais acessível para quem ama mudar o visual com frequência — sem danificar os fios.

Qual a diferença entre lace e peruca?

Apesar de ambas serem utilizadas como artigos de moda, existem diferenças entre a peruca e a lace.

Assim sendo, a principal diferença é que a peruca não possui a tela que imita o couro cabeludo (essa tela é justamente o que chamamos de "Lace").

A peruca é tecida em tiras e colocada em uma touca, portanto o acabamento fica menos parecido com o cabelo natural.

Já a lace, é uma prótese capilar feita fio a fio em uma tela de micro tule. Nesse caso, os fios são colocados um a um sobre o tecido, o que permite um efeito mais semelhante e imitando o couro cabeludo.

A lace é um acessório bastante versátil

A lace é muito mais do que um item de beleza: ela é liberdade em forma de cabelo. Com ela, é possível assumir um visual cacheado num dia, liso no outro, apostar em fios longos, curtinhos, ruivos, loiros ou coloridos — tudo isso na mesma semana e sem precisar de transformações radicais. Essa versatilidade tem feito da lace uma queridinha entre artistas da cena pop brasileira, que brilham em videoclipes e apresentações com looks incríveis.

Mas o alcance da lace foi muito além dos palcos. O acessório se popularizou nas redes sociais e no street style, ganhando espaço especialmente entre mulheres negras e aquelas que estão em transição capilar. Durante o processo de redescoberta do cabelo natural, muitas encontram na lace uma forma prática e estilosa de seguir firmes na decisão, já que ela torna o caminho mais leve e confiante.

Além da estética, a lace também tem um papel profundo na autoestima. É muito comum conhecer e ouvir histórias de mulheres que enfrentaram a queda dos fios, seja por alopécia ou corte químico, e reencontraram sua beleza no espelho graças a esse acessório. A possibilidade de se olhar no espelho e se sentir bonita novamente, devolve não só o sorriso mas também a sua autoestima.

 

Quer um visual natural e impecável? Aposte nas laces! Garanta a sua e arrase com cabelos que parecem totalmente reais. Confira nossas opções de LACES de FIBRA PREMIUM!